Recrutamento e seleção em tempo de quarentena e distanciamento social

 A pandemia do Covid-19 mudou todas as formas habituais de contato físico e de se comunicar, além das formas de lazer, consumo e trabalho



O período atual está forçando a criatividade para a inovação dos mais variados tipos empresas, quanto funcionar em tempos de mobilidade restrita, distanciamento social, trabalho home office e/ou executado diferente do habitual, seja nos procedimentos ou processos. Cada organização está desenvolvendo seus processos de funcionamento a partir dos protocolos de saúde estabelecidos.

Sobressair nesse novo mercado, não é um desafio fácil, até porque além das variáveis de mercado tradicionais já não são mais válidas, especificamente, no período de quarentena. Praticamente, o mundo todo teve que se reinventar, os velhos costumes ficaram de lado, e novos hábitos passaram a fazer parte do dia a dia de bilhões de pessoas de todo planeta.

As empresas tiveram suas atividades restritas ou paralisadas por um período e/ou por tempo indeterminado, como é o caso do setor de entretenimento. Nesse cenário, sobressaiu as empresas que estavam na vanguarda tecnológica e/ou que fizeram adaptações rápidas para o novo momento. A inovação foi a solução para muitas empresas manterem-se em funcionamento ou não quebrar.

Nesse contexto, o processo de recrutar, atrair e selecionar novos talentos para as empresas, teve que ser reformulados em muitas organizações que atuam nesse segmento e em empresas que fazem seus próprios recrutamentos. O recrutamento consiste num conjunto de procedimentos que tem como objetivo atrair candidatos para preencher vagas de empregos numa empresa. A seleção busca selecionar os candidatos a partir de qualificações e habilidades pré-estabelecidas no processo de recrutamento.

Existem várias formas de recrutamento, cabe os profissionais de recursos humanos das empresas decidirem qual adotar. O recrutamento pode ser interno ou recrutamento externo. No recrutamento interno, a empresa pode utilizar diversos meios para divulgar o processo de seleção, tais como o informe circular, cartazes de aviso, e-mails, site da empresa, redes sociais da empresa, entre outros. Já externamente, a empresa pode utilizar diversos canais, como mídias digitais, portais eletrônicos especializados, agências públicas e privadas de empregos, classificados em jornais impressos e revistas, TV, outdoors, etc.

A seleção de pessoas para ocupar cargos em empresas pode acontecer das formas mais variadas, tanto presencialmente, virtualmente ou de maneira combinada. No processo de seleção as etapas podem acontecer em diferentes modos, por exemplo, a primeira etapa de seleção dos currículos de candidatos pode ser feita em ambiente online, além de entrevistas ou exames qualificatórios e classificatórios, e/ou a entrevista de forma presencial. Muitas empresas já utilizam diferentes canais, como o meio digital para o cadastramento ou submissão de curriculum, entrevistas e testes online. As formas para fazer o processo quem decide é a empresa.

Diante do novo cenário epidêmico que surgiu, alguns desses meios de recrutar e selecionar ganharam mais evidência, sendo os canais digitais os mais utilizados. Com a adoção do distanciamento social, muitas empresas se viram obrigadas e repensar seus processos, e o virtual foi a solução. Agora, em algumas empresas, o processo de recrutamento e seleção é feito todo por meio de canais digitais online. É possível enviar o currículo pelo WhatsApp e fazer a entrevista, ou via Instagram e Facebook, além de chats online em sites de empresas ou Apps, lives ao vivo no instagram, Facebook, Youtube, entre outros.

Como muitas empresas já tinham aderido a um processo de recrutamento e seleção totalmente online, como é o caso de alguns bancos privados, os interessados nas vagas devem entrar nos sites das empresas que desejam trabalhar e cadastrar seus currículos nos bancos de talentos, esperar um contato da empresa em um possível processo de seleção. Outros meios também já são utilizados, como a rede social Linkedin, dedicada a fazer uma ponte entre empresa e possíveis colaboradores, pessoas com perfis podem seguir a página da empresa e acompanhar a disponibilidade de vagas, além de ser indicados por pessoas que já trabalham, caso conheça alguém.

Na era digital, o recrutamento e a seleção deixou de ser processos fixos apenas em um único canal e/ou fazendo das ferramentas tradicionais. Hoje o candidato precisa cadastrar seu curriculum em sites de diversas empresas, já que algumas usam apenas o site como único processo formal, fazendo apenas o uso das redes sociais para divulgar as vagas, por isso, além de cadastrar o currículo, seguir os perfis das empresas nas redes sociais é uma opção indispensável para saber quando surge uma vaga. Na maioria dos sites das grandes empresas, tem um link para o candidato manifestar seu interesse em trabalhar, no menu trabalhe conosco. Hoje é possível candidatar-se a uma vaga em quaisquer país, e fazer todo processo de seleção online.

A nova conjuntura exige que os candidatos a vagas de empregos tenham domínios das principais ferramentas de comunicações e interações sociais disponíveis no universo online, para poderem participar de processos de recrutamento e seleção. Além disso, ter o domínio das ferramentas de tecnologia de comunicação e interação em apps e redes sociais pode ser um dos pré-requisitos para atuar no cargo, que pode ter vaga para home office, logo, o candidato que não tem afinidades com uso de tecnologias pode além do distanciamento social provocado pela pandemia, ficar distante de uma inserção no mercado de trabalho, nesse novo ambiente que as empresas em todo mundo passa.


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