Seis hábitos que vão mudar pós-pandemia

 O isolamento social devido o coronavírus obrigou a população a ter novos hábitos de comportamento social, econômico, ambiental, saúde e bem-estar



A crise mundial provocada pela pandemia do coronavírus mudou muitos hábitos das pessoas em todas as partes do planeta, nas mais diversas áreas, não só o modo de viver e pensar terá mudanças profundas, mas também o forma de consumir e planejar o futuro. As pessoas antes acostumadas a consumir massivamente sem fazer uma distinção do que realmente precisavam e/ou tinha importância, agora vão fazer uma reflexão antes de comprar quaisquer coisas. Veja a seguir os seis principais hábitos que vão mudar do período pós-pandemia do Covid-19:

1) A forma de consumir vai mudar inegavelmente, pelas restrições que a crise impôs durante o isolamento social, muitos produtos e serviços tiveram sua comercialização interrompida por completo e/ou por um período, fazendo com que as pessoas procurasse uma alternativa e/ou adiassem sua compra. As limitações causadas pelas restrições fez com que muitos repense sua forma de consumir, logo, é mister acreditar que o hábito de consumir apenas o que de fato é necessário será incorporado na vida das pessoas.

2) O modo de fazer lazer e entretenimento mudará consideravelmente, praticamente em todos setores, aliás esse foi segmento da economia que mais sofreu os impactos do isolamento social adotado pelos diversos países. O tempo de quarentena mostrou para muitos o que de fato pode fazer diferença e/ou falta em suas vidas, quando trata-se de momentos de descontração e bem-estar com amigos e familiares. Por isso, não vai ser só as medidas de segurança adotadas pelas empresas do setor de lazer que vão contar na hora das pessoas escolheres a forma de lazer que querem consumir, mas principalmente o que realmente faz diferença e sentido para sua vida. O isolamento social serviu para mostrar as pessoas o que é imprescindível para sua diversão.

3) O comportamento nas aquisições de bens de alto valor agregado vai mudar, a pandemia fez as pessoas perceberem os tipos de bens que são essenciais para sua comodidade e conforto. Como muitos foram obrigados a passar um longo período mais tempo em casa, logo evidenciaram os tipos de móveis e eletroeletrônicos seriam necessários para manter seu conforto e bem-estar, assim como os que eram desnecessários e/ou não tinha muita importância no seu estilo de vida. No período pós-pandemia a tendência é que as pessoas priorizem apenas a compra de bens que tenha significância para seu dia a dia.

4) A forma de cuidar das finanças pessoais vai mudar muito no período pós-pandemia, o longo período de isolamento social, com trabalho ou sem, redução da carga horária e/ou até de salário, serviu para muitos como lição. A crise pegou muitas empresas e pessoas desprevenidas financeiramente, mesmo quem tinha reservas e um planejamento para esses tipos de crises, viram que o preconizado não serviu e/ou foi suficiente para o período.

5) O estilo de vida das pessoas mais antenadas vai passar grandes transformações, como resultado das mudanças de consumo, pensar e de perceber o mundo ao seu redor. A tendência é uma mudança por completo nas prioridades de vida das pessoas, sobretudo no consumo e modo de viver. O estilo de vida tende a mudar com prática mais saudável de alimentação e de valorização das pequenas coisas corriqueiras do dia a dia, como passar o dia no parque, visitar mais amigos e familiares, comemorar momentos marcantes da vida, frequentar lugares para entretenimento apenas que traga um valor perceptível, fazer mais o que gosta e não o que tenha importância para os outros.

6) A visão das empresas para com seus colaboradores, clientes, sociedade e meio ambiente será mais ampla, com um viés multidisciplinar de suas ações. A crise do Covid-19 forçou muitas empresas a mudar sua forma de lidar com o mercado, ou seja, inovar para atender a nova demanda criada pelo isolamento social. Muitas empresas mudaram totalmente suas crenças e filosofia para se adequar as novas exigências dos consumidores e sociedade. O aprendizado e alguns hábitos de higiene incorporados pelas empresas devem permanecer no cenário pós-pandemia.

A pandemia do Covid-19 vai deixar como lição para todos, muitos hábitos que deveriam ter sidos percebidos e já fazer parte do cotidiano das pessoas e empresas. O consumo consciente é um deles, além do planejamento financeiro pessoal e de empresas para períodos como esse, alimentação saudável, maior preocupação com o meio ambiente e valorização dos momentos de convívio com pessoas próximas. As empresas terão uma postura mais proativa com seus colaboradores, clientes, sociedade e meio ambiente.


PARA SABER SOBRE CARREIRA, SALÁRIOS, REMUNERAÇÕES E O MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL, ACESSE O LINK DO MEU LIVRO:






Comentários