Empreendedorismo: O que eu Posso Fazer?

 Tirar as suas ideias do papel e colocar em prática pode ser a grande tacada, quando faz-se um alinhamento de conhecimento e/ou experiência com boas oportunidades, o sucesso pode ser mais certo



Empreender vem sendo a principal opção para profissionais bem-sucedidos deixar uma carreira de longa data e de sucesso, para dedicar-se a um negócio no qual tem identificação pessoal e profissional, fazendo uso da sua vasta experiência profissional. Na outra ponta, tem-se quem decide empreender por necessidade, seja pela perda do emprego ou falta de oportunidades para inserir-se no mercado de trabalho.

7 IDEIAS DE NEGÓCIOS (PEQUENOS) para AUMENTAR a sua RENDA


Entre os empreendedores têm que já nasce nato para o mundo dos negócios, entre estes, alguns ganham uma herança vertical da família que vive do mundo dos negócios para seguir o ramo, nesse caso, estes têm a sua disposição o capital financeiro necessário para montar seus negócios, tão como grande influência familiar para conseguir financiamentos nas instituições bancárias. Já os empreendedores que nasce nato com o dom de vender/empreender, pode ser de famílias ricas ou não, ter boa escolaridade ou não, muita experiência na área ou não.

O empreendedor nato tem como principal vantagem a seu favor, sua ideia visionária e original de produzir o novo, arriscar-se em algo ainda não explorado e/ou criado, para atender uma demanda inexistente ou não atendida.

O empreendedor que não tem boa escolaridade, mas é nato para os negócios, aprende na prática muitas das expertises necessárias para tocar o negócio, diferentemente de quem decide estudar, que aprende teoricamente primeiro, e/ou concomitante, para depois utilizar na prática os conhecimentos.

Quem identificou-se em um desses perfis e nunca empreendeu, mas tem vontade e/ou vai começar um negócio, precisa saber que primeiro de tudo é preciso ter uma certa experiência e conhecer bem o mercado que pretende explorar, além de dispor de capital necessário para manter-se pelo menos um ano, ou seja, os recursos para cobrir as despesas fixas e variáveis. O capital de giro deve ser suficiente para financiar suas vendas a prazo, manter o estoque, encargos tributários e fornecedores.


Para quem nunca empreendeu, é possível começar um pequeno negócio sem investir uma grande quantia. Há muitas opções, muitos dos pequenos negócios aliás surgiram em casa, em garagens, cozinhas, sala de estar, e afins. Algumas pessoas enxergam uma demanda para tal produto ou serviço, e começa aos poucos fazendo algo para atender, não tem fórmula mágica ou roteiro para descobrir uma boa oportunidade no mercado. Muitas pessoas acabam descobrindo um talento que pode transformar-se em um bom negócio, inicialmente, são os próprios familiares e amigos que percebem.

COMO ABRIR UM NEGÓCIO COM POUCO DINHEIRO!


Grandes negócios como a Cacau Show nasceu da ideia do dono em fazer doces para vender na Páscoa, como não encontrou no mercado alguém para produzir o produto como ele avia idealizado, o empresário decidiu fazer, para honrar o seu primeiro pedido de 2 mil ovos de 50 gramas, comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo, com o lucro dessa primeira encomenda o empresário usou para criar a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais.

Quando você já tem uma boa soma de capital, pode escolher uma franquia e comprar, atuar em modelo de negócios já testado e com ferramentas de gestão já estabelecidas; e/ou começar seu negócio do zero, tirando sua ideia do papel, nesse caso, deve-se fazer um bom planejamento, um plano de negócios é imprescindível.

O SEBRAE em seu estudo de Causa Morti (O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida), listou planejamento prévio, gestão empresarial, e o comportamento empreendedor, como essenciais para o sucesso das empresas iniciantes. Investir em conhecimentos sempre é um bom negócio, assim como fazer, executar, checar e planejar constantemente plano de negócios. Por último, o que você deve fazer empreendendo? Faça o que você sabe fazer de melhor e gosta! Não faça o que você não saber fazer e/ou tem experiência, apenas porque acha que dá muito dinheiro.


PARA SABER SOBRE CARREIRA,SALÁRIOS, REMUNERAÇÕES E O MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL, ACESSE O LINK DO MEU LIVRO:






Comentários