Descaracterização e degradação da paisagem urbana

A gestão dos recursos naturais das áreas urbanas é atualmente um tema de grande preocupação para os gestores públicos municipais, sobretudo, os recursos ambientais das Áreas de Preservação Permanente (APPs), devido a retirada ilegal da vegetação, caça predatória de animais, ocupação habitacional ilegal, a deposição de resíduos sólidos e efluentes domésticos.


Essas ações humanas, combinadas ou não, provocam a degradação ambiental das APPs urbanas. Ademais, outras atividades humanas que também causam impactos negativos ao meio urbano, são as campanhas de comunicação publicitária que utilizam a estratégia Branding, pois os grandes painéis e outdoors usados nas fachadas dos prédios descaraterizam a paisagem urbana.


No Brasil, a maioria dos municípios não dispõe de condições técnicas, infraestrutura operacional e financeira para coordenar ações de fiscalização das atividades humanas irregulares e degradatórias nas APPs. Adicionalmente, falta uma legislação específica para regulamentar a forma de fixação de painéis e outdoors de campanhas publicitárias nos prédios arquitetônicos com valor histórico.


Como resultado de tudo isso, toda sociedade acaba perdendo, pois os resíduos sólidos e dejetos domésticos depositados irregularmente em áreas florestais ou cursos de rios e afluentes, podem contaminar o solo, rios, o lençol freático, animais, a água, vegetação, causar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, poluição visual, e, por conseguinte, danos a saúde humana.


Dada a necessidade da população em viver em um ambiente urbano sustentável, é imprescindível que os gestores municipais, a população e demais atores sociais da sociedade participem de forma efetiva dos processos de gestão dos recursos naturais das áreas urbanas, e que o poder público estabeleça normas para o uso publicitário das fachadas de prédios e outros espaços urbanos. A sustentabilidade urbana só é possível sem a degradação e descaracterização da paisagem.


O presente livro resulta da compilação de alguns trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelo autor. A ideia de publicá-los como livro surgiu após perceber que a bibliografia disponível sobre o tema ainda é incipiente, ao passo que a temática ganha relevância a cada dia em todo mundo, além de ser de grande importância para toda sociedade.


Nesse sentido, o conteúdo desenvolvido foi orientado para abranger de forma sistemática os temas correlatos: a degradação ambiental de APPs urbanas; a descaracterização da paisagem urbana pelo uso da estratégia Branding; a sustentabilidade urbana; e a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Para mais informações sobre o tema, clique na imagem abaixo:




O conteúdo desse livro pode ser útil para os estudantes e profissionais formados nas seguintes graduação e/ou programas de pós-graduações: geografia, engenharia florestal, agronomia, ciências ambientais, engenheiro ambiental, ciências agrarias, biologia, gestão ambiental, arquitetura e urbanismo, geologia, administração, entre outras.


Veja abaixo outros livros!

⬇️

Comentários